O Programa Europeu Erasmus+ veio ao encontro do desafio da USO em alargar horizontes sendo o estímulo necessário à criação de novos projectos. As candidaturas efetuadas foram aprovadas e tornaram possível a participação da Universidade em vários projetos europeus conforme abaixo se discriminam:
2017
“Envelhecer ativamente na Europa – dinamizar a última fronteira”.
Este projecto de formação de professores de educação não formal de adultos, visava abrir portas, sair da instituição, rasgar horizontes e colocar a USO no mapa europeu.
Esta formação teve por objectivo valorizar a ancianidade, potenciar o seu conhecimento e experiências de vida, entre pares e entre gerações dentro e fora de portas.
As actividades de mobilidade Erasmus+ foram efectuados em sete diferentes países. Através destas actividades de formação procurámos perceber de que forma, no contexto europeu, a velhice, a cultura e a sociedade são pensadas em várias dimensões locais. Conhecer novas formas de ensino-aprendizagem, na educação não formal de adultos séniores e poder partilhar conhecimentos com outros parceiros o que continua a ser um objectivo da USO.
2019
YTOT - Your Treasure / Our Treasure
Nr 2019-1-HU01-KA204-061105
Strategic Partnership -Exchange of good practices
Duração: 2019-12-– 2021-07-31
Orçamento: 156 716 EUR
A Universidade Sénior de Oeiras, através de um grupo de 5 utentes (professores e alunos) da instituição, participou num projeto Europeu – ERASMUS + KA2 - denominado YOUR TREASURE/OUR TREASURE, que teve como objetivo o conhecimento e a disseminação de Boas Práticas no âmbito do envelhecimento ativo.
Tratou-se de um projeto multicultural, que se iniciou em Setembro de 2019, envolvendo outras 6 Organizações, 3 da Hungria (rede de museus húngara, uma das quais, a coordenadora do projeto), 1 de Espanha, 1 da Grécia e 1 de Malta.
A pandemia veio adiar as múltiplas atividades internacionais previstas, tendo sido realizada uma deslocação (Transnational Project Meetings) à Hungria, em Fevereiro de 2020, para o arranque do projeto.
De Março até ao final do período do Covid realizaram-se mensalmente reuniões online, entre as diversas equipas, onde se trocaram ideias e experiências das atividades realizadas localmente tendo sido relevante o trabalho de Smart Cities Oeiras Valley efetuado pela equipa da USO.
Assim que foi levantado o Covid cumpriram-se as atividades internacionais previstas no projeto, entre outras boas práticas:
• Storytelling - Atenas
• Clubes de amigos - Vilia
• Jardinagem na Europa - Granada
• Voluntários Seniores - Granada
• Universidade Sénior – Oeiras
• Des(re)build -Museu Paula Rego - Oeiras
• Storytelling para desenvolvimento cultural e linguístico – Malta
• Fitness para seniores – Malta
• Museologia - Hungria
O projecto foi distinguido com a classificação Erasmus+ Excellence Award. O êxito foi mérito de todos os parceiros internacionais envolvidos e da excelente coordenação da equipa da Hungria Munzen Kunszentmarton.
2020
SUSTRADER – Sustainable traditions for entrepreneurs in a rural environment
No 2020-1-ES01-KA204-083003
Duração: 2020-12-01 – 2023-05-30
Orçamento: 121 440 EUR
O objetivo do projeto SUSTRADER é estabelecer uma rede de organizações que irá promover o intercâmbio de boas práticas de empreendedorismo com foco na sua adaptação às tradições sustentáveis locais.
Promoverá a difusão, junto de empresários de áreas rurais, de temas relacionados com sustentabilidade e tradição.
Público-alvo do projeto – representantes de organizações de apoio às empresas e instituições de ensino.
O projeto SUSTRADER visa:
- Analisar e fortalecer as competências do ecossistema rural.
- Definir, trocar e adaptar novas ferramentas e boas práticas internacionais de preservação de tradições sustentáveis.
- Intensificar a colaboração entre organizações de apoio às empresas e instituições educacionais.
- Difundir junto dos parceiros as especificidades culturais que ajudam e condicionam a implementação de Boas Práticas.
A emergência de novas preocupações sociais e ambientais levou a uma nova abordagem ao meio rural, com vista à salvaguarda do ambiente e equilíbrio dos ecossistemas, preservação dos recursos naturais e promoção de produtos tradicionais, de qualidade e rentáveis.
Estes produtos continuam a ser elaborados segundo processos de fabrico originais e ajudam a recuperar, conservar e valorizar o património histórico, cultural e natural bem como a revitalizar as comunidades e territórios rurais.
Manter as tradições sustentáveis no meio rural é um desafio comum dos países da UE. O desafio do projeto SUSTRADER é fortalecer as tradições sustentáveis junto de empreendedores no meio rural, facilitando a aprendizagem de uns com os outros.
Atualmente, os parceiros estão analisando as necessidades das comunidades locais, apresentando o conceito do projeto a organizações nacionais de apoio a empresas e instituições de ensino.
Coordenador de projeto:
CEPA Montes Norte, Espanha
Parceiros do projeto:
Sdruzhenie Rusenska Stopanska Kamara, Bulgária
Universidade Sénior de Oeiras, Portugal
Drustvo DISORA, Eslovênia
Parque de Ciência e Tecnologia de Kaunas, Lituânia
Atividades do projeto (realizações):
No dia 23 de outubro de 2020, foi organizada uma reunião online de Kick-off onde foi efetuada a apresentação das organizações parceiras e discussão do plano de implementação do projeto.
A primeira reunião internacional do projeto teve lugar em Maribor na Eslovénia em Março de 2022 tendo tido lugar a reunião de gestão inicial, TPM, em Ciudad Real, Espanha, Outubro 2021.
Devido ao Covid e à situação da guerra o projeto foi prorrogado até Maio de 2023 tendo sido pedido à Equipa Portuguesa que antecipasse a sua reunião internacional para finais de Junho de 2022 em vez de Setembro 2022 como inicialmente previsto.
Blog do projeto estabelecido: www.sustrader.blogspot.com
2021
Projecto small scale parceiros em educação de adultos - “Inclusion of older people in social live”.
Teve como principal objetivo envolver séniores na vida social ativa conectando-os com jovens voluntários, que no seu tempo livre, se disponibilizem para apoiar a nível de várias atividades culturais e de lazer. Ambas as gerações podem aprender uma com a outra e descobrir interesses comuns.
O projeto decorreu simultaneamente em três países, nomeadamente, Lituânia (país organizador), Malta e Portugal (USO). Um coordenador de cada país foi nomeado com a finalidade de estabelecer a cooperação séniores/jovens e ainda promover 5 seminários em cada uma das suas instituições, subordinados aos seguintes temas:
-literacia informática
-comunicação
-literacia financeira
-lazer activo
-diferenças e similitudes geracionais
Este projecto de pequena escala teve também como objectivo o conhecimento das várias instituições envolvidas, através de visitas aos locais específicos de cada país, bem como à sua comunidade envolvente. A USO recebeu, igualmente nas suas instalações, estes parceiros a que se seguiram visitas a locais de interesse e ao património do concelho de Oeiras.
A USO espera com a participação nestes projetos de âmbito europeu dar novas formas aos conhecimentos e aos recursos adquiridos ao longo da vida, contribuindo para uma sistemática mudança de mentalidades e atitudes face à velhice e ao envelhecimento.
2024
5MEL - Five Matters of Eco-Love: beautiful, sustainable and together
O propósito deste projecto europeu é desenvolver competências a adultos e reflexão acerca das mudanças ambientais num contexto de educação informal. Os parceiros focam-se especialmente em encontrar novos caminhos para de uma forma criativa reciclar lixo
O ambiente e a luta contra as alterações climáticas envolvem também; competências verdes, criatividade, arte, cultura e STEM.
Poderá encontrar toda a informação acerca do trabalho desenvolvido