O Programa Europeu Erasmus+ veio ao encontro do desafio da USO em alargar horizontes sendo o estímulo necessário à criação de novos projectos. As candidaturas efectuadas foram aprovadas e tornaram possível a participação da Universidade em vários projectos europeus conforme abaixo se discriminam:
2017
Tema: “Envelhecer activamente na Europa – dinamizar a última fronteira”.
Este projecto de formação de professores de educação não formal de adultos, visava abrir portas, sair da instituição, rasgar horizontes e colocar a USO no mapa europeu.
Esta formação teve por objectivo valorizar a ancianidade, potenciar o seu conhecimento e experiências de vida, entre pares e entre gerações dentro e fora de portas.
As actividades de mobilidade Erasmus+ foram efectuados em sete diferentes países. Através destas actividades de formação procurámos perceber de que forma, no contexto europeu, a velhice, a cultura e a sociedade são pensadas em várias dimensões locais. Conhecer novas formas de ensino-aprendizagem, na educação não formal de adultos séniores e poder partilhar conhecimentos com outros parceiros o que continua a ser um objectivo da USO.
2021
Projecto small scale parceiros em educação de adultos - “Inclusion of older people in social live”.
Teve como principal objectivo envolver séniores na vida social activa conectando-os com jovens voluntários, que no seu tempo livre, se disponibilizem para apoiar a nível de várias actividades culturais e de lazer. Ambas as gerações podem aprender uma com a outra e descobrir interesses comuns.
O projecto decorreu simultaneamente em três países, nomeadamente, Lituânia (país organizador), Malta e Portugal (USO). Um coordenador de cada país foi nomeado com a finalidade de estabelecer a cooperação séniores/jovens e ainda promover 5 seminários em cada uma das suas instituições, subordinados aos seguintes temas:
-literacia informática
-comunicação
-literacia financeira
-lazer activo
-diferenças e similitudes geracionais
Este projecto de pequena escala teve também como objectivo o conhecimento das várias instituições envolvidas, através de visitas aos locais específicos de cada país, bem como à sua comunidade envolvente. A USO recebeu, igualmente nas suas instalações, estes parceiros a que se seguiram visitas a locais de interesse e ao património do concelho de Oeiras.
A USO espera com a participação nestes projectos de âmbito europeu dar novas formas aos conhecimentos e aos recursos adquiridos ao longo da vida, contribuindo para uma sistemática mudança de mentalidades e atitudes face à velhice e ao envelhecimento.